Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Procure


Vencer como Professor PDF Imprimir
Avaliação do Usuário: / 5
PiorMelhor 
  
     Como qualquer profissão, a docência passa por mudanças constantes e isso depende intensamente da confiança que o professor coloca em si mesmo, principalmente a vontade de transpor os desafios. Não será nada diferente que para a melhoria e qualidade de suas aulas, serão necessárias estratégias e abordagens diferentes.
     O profissional da educação só será capaz de compreender os acontecimentos ao seu redor quando a sua mentalidade optar por caminhos mais maduros, pois os acontecimentos serão gerados por si mesmo.
     Vivemos necessariamente em uma época em que se preza o conhecimento, portanto devemos aprender também a escutar e reavaliar a sua missão como docente.
     Como professor, é necessário se sentir bem, saber servir aos seus alunos. Observamos que nos padrões ocidentais o servir remete a uma idéia de sujeição. Por isso que muitas vezes ouvimos que se é professor, há um desrespeito ou mesmo uma diminuição profissional. 
     No oriente, servir é uma causa nobre que enaltece e enobrece a alma. Portanto, entendemos que em vários países orientais, apesar do modelo pedagógico, há melhores rendimentos em aprendizagem, simplesmente porque não é preciso convencer nenhum professor da importância de sua profissão, pois já é inato e faz parte da sua cultura.
     Inúmeras são as possibilidades dos educadores buscarem aperfeiçoamento e reciclagem de seus conhecimentos aumentando suas competências. Os estudantes ganham pelo motivo de estarem diante de profissionais bem preparados que saibam reter a atenção na difusão do conhecimento.
     O professor não precisa utilizar subterfúgios em suas aulas, a fim de somente, agradar seus alunos. É provado em pesquisas que os alunos sempre lembram dos professores que foram mais exigentes e prestativos na orientação do conhecimento, portanto respeito e confiança são pontos importantes do relacionamento. É necessário conhecimento de relacionamento humano para transmitir informações, saber como o aluno recebe e armazena essas informações. Reitero novamente que devemos focar na aprendizagem.
     É necessário como em qualquer profissão muita ousadia para o sucesso.
     Para finalizar, deixo um pensamento abaixo para refletirmos sobre nossa profissão:
     “A maturidade começa quando nos damos conta que nosso interesse pelos outros é maior do que nossa preocupação por nós mesmos.” (Anônimo)