Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Procure


Mobilização por meio dos recursos tecnológicos PDF Imprimir
Avaliação do Usuário: / 3
PiorMelhor 

 

Em um mundo em que se preocupa intensamente com a Ecologia, a tecnologia na Educação traz seus méritos diante das possibilidades de recursos e ferramentas disponíveis às instituições escolares e aos professores.

Talvez poucos se lembrem do mimeógrafo, desconhecido por muitos jovens da geração Internet. É um equipamento que produz cópias a partir do estêncil. Mesmo descrevendo no presente, o equipamento foi inventado em 1887 e pode ser adquirido atualmente nas papelarias. Em substituição às cópias mimeografadas muitos recorrem aos recursos da fotocópia.

Muitos profissionais da Educação também utilizam-se do download ou de e-mails para que os alunos tenham acesso prático aos textos, com a comodidade para adquirir o conteúdo em sua residência ou mesmo numa lan house. Em virtude do preço de cartuchos de impressoras, muito preferem ler o conteúdo no monitor de seu computador ou para os mais ousados em eBooks.

Lembro-me que na minha época de acadêmico, no início da década de 90, os originais eram deixados pelos docentes em uma central de fotocópias que lucrava para reproduzir o material. Isso ainda acontece muito nos dias de hoje, não pela ausência da tecnologia, mas pela inabilidade e desconhecimento de ferramentas pelos envolvidos.

O conteúdo não se restringe somente aos textos, mas também às aulas que são disponibilizadas na Internet para que os alunos possam rever as apresentações. Recursos para publicação de vídeos como o You Tube tornaram-se rotina, inclusive para apresentação de trabalhos e pesquisas de alunos. Isso mostra o sucesso dos cursos superiores de EaD, com rico conteúdo de textos e vídeos em seus portais educacionais, principalmente aqueles que utilizam formatos híbridos ou semi-presenciais.

Por um outro lado, sem o contato diário, perde-se a oportunidade de discussões políticas nas rodinhas de conversa em torno das cantinas e dos barzinhos. Muitos não se acostumaram e não tem coragem de expor e registrar suas idéias em grupos de discussão e blogs na Internet.

Desse modo, a sociedade moderna e tecnológica estaria criando seres mais insociáveis ou uma nova forma de mobilização social?